Diário de 28 de Agosto a 4 de Setembro - S. TOMÉ

Faz hoje uma semana que chegamos a S. Tomé.
Cidade linda onde o contraste entre o mar e o verde é constante.

A fruta variadíssima: mamão, papaia, carambola, banana pão, banana maçã e jaca, são algumas das frutas que já conhecemos e que entraram no nosso dia a dia.

Os são-tomenses são simpáticos, afáveis e sempre prontos a ajudar, desde que isso não requeira muito do seu esforço.
Custa-me ainda acreditar que podemos andar com as janelas do carro abertas a qualquer hora do dia sem qualquer perigo.
Apenas se metem connosco para nos mandar beijinhos, pedir dinheiro (os calões que não querem fazer nada) ou doces (os miúdos).

As crianças são um encanto e transportam os bebés às costas desde os seus 6-7 anos. Todos trabalham, carregando alguidares com fruta, “bule” com água e tudo mais que for preciso.

Vivem um dia após o outro com o que têm, sem se preocuparem em ter muito mais (esta é a ideia que tenho actualmente).

A luz vai a baixo 2 a 3 vezes ao dia, por uma a duas horas, e só se safa quem tem gerador (pelo que, se tem que ter um “bule” de 25 litros de gasóleo sempre à mão).
Não tendo gerador, até a água falta, pois a bomba que puxa a água pára.

- Fernanda: empregada muito simpática e muito boa cozinheira

- Adérito: guarda cá de casa durante o dia. Tem 20 anos e já dois filhos. Toma conta do Zé na piscina.

- Félix: guarda de noite, veste um roupão e devia ficar acordado a noite toda, mas nem sempre isso acontece. Ensina-nos os animais que existem, mas para ele até uma minhoca mata. Barra o corpo com banha de cobra preta pois diz que é bom para os ossos. Anda sempre a trás de um bicho que diz ter espírito mau que se chama COROCOTÓ (parece uma carocha).
É igual aos pretinhos dos deuses devem estar loucos.
(redacção Kika)


O dia começa por volta das 6h, embora tenhamos acordado esta semana sempre por volta das 7h.
No período da escola, iniciam as aulas às 7h, vem a casa almoçar entre as 12 e as 14h e voltam à tarde para actividades complementares (inglês, informática, culinária, lazer, passeios...)

A professora do Zezinho é uma preta enorme, Paulinha de seu nome, muito simpática ri-se de tudo o que o nosso menino faz. É a directora do Arco-íris e vai ficar com os mais velhos (os dos 5 anos). Ao todo na sala são 8.
A escola tem baloiços, escorregas enquadrados num jardim lindo.
É ao lado da embaixada Portuguesa.
O Zé começa a escola já para a semana (graças a deus).

A escola da Kika é gerida pela mulher do adido da embaixada portuguesa para as forças militares. E as professoras serão portuguesas.
É bastante próxima da nossa casa
Vai usar saia e camisa de uniforme.
Começa a escola a 15 de Setembro e amanhã vai lá ver. Os manuais da Porto Editora foram os que usou na primeira classe (Bambi).

Aqui, de carro está-se em qualquer sítio da cidade em 5 minutos. Os miúdos já estão a aprender a conduzir comigo.
Tivemos que alugar um jipe para mim pois o contentor ainda não chegou.

Os miúdos já conhecem 2 famílias, ambas com 3 filhos, com crianças próximas das suas idades e amanha vêm cá a casa duas meninas à piscina.

A nossa pipa arfa todo o dia e quando o tempo está mais quente regamo-la.

Já sabemos onde e compra crepes, croissants com chocolate e bolicaos.
São sítios onde a nossa empregada nunca entrou.
Nesquick, cereais, creme hidratante... Existem, sendo no entanto produtos que rondam os 5 euros.

Graças a deus estamos todos óptimos de saúde, nem sequer diarreias. A história do mosquito não é assim tão má, até porque temos mosquiteiros em todas as janelas.
A alimentação é tão natural e rica, que acho os miúdos mais gordinhos.

No fim-de-semana passado andámos de barco a motor e fomos ao ilhéu Santana que tem uma gruta onde as andorinhas fazem os ninhos. Foi indescritível. O Zezinho não queria acabar o passeio e sair do barco.
A Kika já fez body board nas magníficas águas temperadas.
Trata-se de uma estância com bangalows. E que fica mais ao menos a 30 min. de carro, pois temos que andar devagar para não atropelar ninguém, nem nenhum animal: cabras, cães, porcos, galinhas...
Esperemos que o diário da próxima semana já tenha fotografias.

Por ultimo estamos a equacionar a hipótese de ir aí pelo natal, pois a Páscoa é só em Abril e teremos que jogar com as ferias dos miúdos. Atenção: Não passa de momento de uma intenção.

4 comentários:

  1. Olá Mafalda
    Gostei imenso de ler o teu blog;
    Só de o ler fiquei com vontade de te fazer uma visitinha.
    Hihihihi....
    Jinhos para ti e para os meninos

    Ps:Estou ansiosa para ver as fotos.

    ResponderEliminar
  2. Mafalda,mto obg pelo seu blog está fantástico!!!vejo que rumaram directos ao paraíso,que experiencia fantástica e enriquecedora que vai ser.A Joana tem mtas saudades da Francisca e manda um bj do tamanho do Mundo!!votos de mta felicidade para voçês,muitas aventuras ,muitas amizadas com mta alegria e saude.Não sei se mostre estas imagens à Joana pois acho que no dia seguinte a viagem que vai querer fazer não será para o colégio mas sim directa para o aeroporto!!!!Bjs para tds aki de tds

    ResponderEliminar
  3. Mafalda,
    Que surpresa tão gira e que sorte poderem estar a viver todas essas experiências. Frutas devem ser deliciosas, água do mar linda, passeios fabulosos, vivências inesquecíveis, ter tempo para tudo, sem stress, miúdos felizes, enfim é o que se chama gozar a vida!! no PARAÍSO. Muitos bjs Mafalda e Luis

    ResponderEliminar
  4. Mafalda, parabéns pelo blog, está girissimo e ilustra bem o que estão a viver, fico mt feliz por ti, pelo Zé, pelos miúdos e pela Pipa, eu lembro-me de te dizer que ia ser fantástico...gozem bastante e espero que sejam muito felizes, pois África é inesquecível...e mangustão é optimo, nós tb comíamos imenso no Congo...que saudades!!!! E a viagem com a Pipa como é que correu? espero que não tenha sido muito violento pra ela (conta-me como foi), até porque a minha gata daqui a uns dias (como vamos em executiva n a posso levar na cabine) tb vai viver a experiência do porão, coitadinha!!!! nem quero pensar...Bom meus queridos, fiquem bem e façam o favor de serem felizes...Take care Beijinhos Telma e João Paulo

    ResponderEliminar