Diário de 20 de Setemro a 1 de Outubro - S. TOMÉ

Passados os primeiros 15 dias, quando nos sentíamos aclimatizados, entrámos no período da estação chuvosa (que dura até Maio/Junho) tendo no mesmo dia períodos de chuva forte que alterna com abertas quentíssimas.
Aumentando progressivamente os níveis de humidade, a função respiratória vai-se adaptando sem grandes complicações, e a pele vai se mantendo sempre hidratada. No entanto os “dias tornam-se cada vez mais pesados”, impossibilitando-nos de nos mantermos acordados após as 21 h.

Em termos sociais, a ultima semana de Setembro é vivida com grande ansiedade pelos jovens finalistas São-tomenses, que anseiam por uma oportunidade para estudar no estrangeiro.
Embora portadores de bolsas, a indisponibilidade financeira para adquirir o visto, o passaporte ou a viajem de ida, bem como modo de subsistência no destino, impedem muitas vezes a sua partida.


À semelhança das semanas anteriores, nos fins-de-semana partimos novamente à descoberta. Desta vez destacamos dois dos locais visitados, não só pela sua beleza, mas também pelas emoções vividas:

Roça monte café e cascata S. Nicolau

Das 3 roças já visitadas (Bombaim, Água-ize e monte café), Monte Café foi a roça que mais nos impressionou dada a sua dimensão, bem como o conjunto de infra-estruturas e equipamentos existentes outrora operacionais.
De traços coloniais destaca-se um enorme Hospital, que funciona apenas uma vez por semana para consulta externa, bem como todo um conjunto de máquinas concebidas e montadas para a colheita, tratamento e armazenamento de café, inoperacionais à mais de 15 anos.
As instalações de um infantário, bem como uma capela são as únicas provas vivas da roça há 30/40 anos. A recuperação de uma dependência para instalação do museu do café, parecem-nos ser a solução encontrada para revitalizar a roça há muito adormecida.
Fica o registo da recepção de boas vindas que nos foi dada (com os morangos da terra / as nossa s amoras), incluindo a pipa, bem como do novo sistema de chapéus-de-chuva que pretendemos patentear quando chegarmos a Lisboa (folha da bananeira).

À vinda parámos em mais uma cascata natural – a cascata de S.Nicolau, onde a nossa Pipa tomou um banho tão bom, que tivemos que arranjar uma maneira, menos convencional, para a rebocarmos para casa.

9 comentários:

  1. Olá Mafalda, Zés e Kika:
    Estou a gostar imenso do vosso blogue, as fotos estão girissimas podem pôr mais. Ainda bem que se adaptaram bem e que estão a gostar. África é assim mesmo, impossivel não se gostar e muito muito dificil de deixar. Estão todos com óptimo aspecto e com um ar radiante, até a Pipa está mais risonha. Que saudades que eu tenho de África, quem me dera também estar aí. O Zeco está com o cabelo mais comprido ou é o reflexo do chapéu de chuva newlook. A Kika também está óptima. Vai continuando a escrever para nós irmos estando a par das vossas aventuras por terras de África. Beijos para todos de nós todos. Belucha

    ResponderEliminar
  2. MEUS QUERIDOS PRIMOS E SOBRINHOS
    Nem vou disfarçar..... ESTOU MORTA DE INVEJA!!! ROÍDA, DOIDA MESMO!! E só agora me disseram que vocês tinham este blog. Juro que estou comós futebolistas... sem palavras. Só me apetece chorar, tudo isso é lindo, a Mafalda descreve tudo na perfeição, sinto os cheiros, os sabores das frutas, visualizo os "irmãos de cor" todos, quase consigo tomar banho na cascata. A minha coleguinha (iaaaac) esteve aí e nem com um monte de fotografias conseguiu mostrar o que vocês mostram. MAS EU QUERO MAIS!! Já estamos em Outubro (eu a fazer 45 anos, EU!!) e não há MAIS novidades. Quero mais fotografias, quero tudo a que uma prima pobre tem direito e ponto final. Este ano não estive em S. Martinho, só agora pude ver o tamanho dos miúdos, enooormes e lindos. E o meu Zazinho Futre? Tenho tantas saudades, secalhar só porque estão longe ou porque estou cheia de inveja, mas lá que tenho, tenho. Fico a babar-me á espera de mais, isto vai ser a minha razão de viver (logo a seguir ao Ricki). As notícias de cá dou-vos por mail (mandem-me por favor, o meu é luisanazareth@gmail.com). Até porque hoje, depois do que vi e li, não consigo falar de coisas tristes. Não estou a exagerar, estou histérica mesmo!! Um enormíssimo beijo para todos vocês, para os manos de cor, todos mesmo. Cissa
    Vou mostrar ainda hoje aos meus pais e à Belita e ao Rique.

    ResponderEliminar
  3. Ricas vidas... e nós aqui preocupados com as taxas de juro a Euribor, e mais não sei o quê.
    Vou falar já com a Maria, para ela fazer as malas.
    Bom mesmo, é "ver" que está tudo a correr bem.
    beijos e abraços para todos.
    até breve,
    Miguel

    ResponderEliminar
  4. Priminhos!!!
    Ainda bem que a Cissa divulgou p a família o vosso blog!!!!
    Assim a distância fica muito mais curta e nós ficamos super felizes por VER que está a correr tudo bem!
    As fotos estão o máximo!!
    Vão dando mais notícias!!
    Um grande beijinho da priminha mais nova e da sua grande família!!!

    ResponderEliminar
  5. Meus queridos estou aqui em casa da Joana e fiquei encantada com a vossa "História", as fotografias estão lindas, inclusivé a da pipa.
    Beijinhos para todos da Avó Conta

    ResponderEliminar
  6. Olá família corajosa!
    Sou colega da Licas no Colégio de S. João de Brito e mãe de um Leigo para o Desenvolvimento que chegou a S. Tomé no dia 10 de Setembro. Chama-se José Luís Benito Canêlhas, vive em comunidade numa casa, que por acaso, mete a vossa num chinelo, no bairro da Madre de Deus.Dá aulas de Matemática no IDF a alunos do 7º, 8º e 9º anos.Por acaso também tem um blog:"Principest".Boa sorte para os quatro nessas terras que são um benção de Deus.
    Angela

    ResponderEliminar
  7. Pela primeira vez entramos no blog. Lemos sempre o diário de trás para a frente e de frente para trás. A vossa "semana" é lida por nós dia a dia.Realmente S.Tomé é muito bonito mas se assim achamos é fundamentalmente porque nas fotografias aparecem os nossos netos.1000 beijinhos

    ResponderEliminar
  8. kika eu estou cada fez mais com muitas soldades tus e dos tos pais e o ze e a pipa .Cada fez que eu paso pela tu casa eu fico quase a chorar .adore te bjs para ti e para tudos
    e tenta ir para o computador porque eu pôs o mael da tua mãe nu meu mael ok e asim podemos comircar bjbjbjbjbjbjbjbjbjbjbjbjbj

    ResponderEliminar
  9. Olá meninos.
    Que ideia brilhante esta do blog.
    Tou fascinada com as descrições e as fotos. Alguém me dê uma marretada na cabeça e me meta num avião para eu ir aí. Fiquei cheia de vontade de transformar uma roça em turismo de luxo..
    Muitos beijinhos da prima Gu e continuem a dar notícias.

    ResponderEliminar