Diário de 23 de Outubro a 30 de Outubro - S. TOMÉ

Para fechar o Outubro em beleza, recebemos esta semana a visita do Pedro e da Sancha. Percorreram numa semana o país de Norte a Sul e tiraram mais de 300 fotografias. Segundo eles, qual Brasil, Moçambique ou Caraíbas... S.Tomé pela sua beleza azul esverdeada, que se vai alaranjando à medida que o sol se deita, é dos locais mais encantadores por onde alguma vez passaram.

Depois de concluída a semana de trabalho, no fim-de-semana acompanhamo-los nos seus passeios, aproveitando nós também para fotografar alguns locais históricos e conhecer outros sítios ainda não visitados:

Fabrica de Cacau - Cláudio Corallo:
Considerada uma das melhores fábricas do Mundo de cacau, durante 50 minutos viaja pelo Mundo do chocolate.
Não tendo sido possível eleger o melhor, entre os melhores (+ ou – puro, + ou - doce, crocante, com passas, com rum, gengibre, café ou laranja...), apenas ficou uma certeza: teremos que voltar, para melhor apreciar. Prometemos levar qualquer coisita no Natal.

De alma achocolatada rumamos à Praia dos Tamarinos, passando pela aldeia piscatória Morro Peixe, onde está instalado um ecomuseu - centro de incubação de tartarugas.
A recepção de boas vindas foi tão grande, que a ausência das tartarugas (que era expectável, dada a época do ano) não nos entristeceu.

No dia seguinte, uma vez que o tempo não estava famoso, fomos à roça Agostinho Neto, outrora Rio do Ouro pertencente á família Vale Flor.
Acompanhados pelo Sr Francisco, nascido, criado e agora saudoso do tempo da presença dos portugueses, visitamos uma das maiores, mais produtivas e certamente das mais bonitas roças de São Tomé.

O cenário de abandono do hospital e da maquinaria verificou-se novamente e os edifícios, ainda intactos, mantêm-se fechados sem se poderem visitar. Como podem ver pelo avançado da hora, já se comia qualquer coisita...estava a brincar, o relógio não funciona.

Ao longo da visita que terminou no Jardim Botânico, a meia centena de crianças que nunca nos largou, brincando numa liberdade invejavelmente inquietante, só deram por concluído o passeio quando viram o jovem Zé pendurado nas lianas.
A semana não terminou sem um belíssimo jantar em nossa casa, onde o Sr Embaixador, a Sancha, o Pedro e a delegação de trabalho do MAI/IPAD composta pelo Intendente Caldas e pelo Dr. Manuel Mendes foram as figuras centrais.

Com tolhas de mesa com motivos africanos, ao Calulu juntaram-se dois leitõezinhos- da produção do Comissário Domingos Papa - , que não podendo vir da Bairrada, foram assados na padaria Manuel Bernardo, que como o nome indica, pertence ou pertenceu a Portugueses.

6 comentários:

  1. Não há palavras para descrever o quanto gostei de estar aí com voçês, da forma espetacular como nos receberam,de tudo o que vi e vivi,obrigado!Já estou cheia de saudades vossas, desse clima, desse cheiro e dessa paz.Aproveitem ao máximo!
    Se Deus qizer um dia hei-de voltar a S.Tomé.Muitos beijinhos para os dois, para a Kica, o Zé e claro a Pipa.Mandem também beijinhos à Fernanda,Minda,Felix e João e a todos os que conhecemos aí.

    ResponderEliminar
  2. Estive a jantar em casa da Sancha e confirmo que ela estava feliz da vida por ter ido a S. Tomé.
    Comi pela primeira vez fruta pão que ela trouxe daí e gostei muito.
    Já têm sal para cozinhar?
    Beijinhos para todos da prima Gu.

    ResponderEliminar
  3. ...e a boa vida continua! É sempre um prazer ler os teus escritos Mafalda! Estás uma cronista espantosa.
    Espero q tudo continue a correr às 1000 maravilhas e q os primeiros testes na escola sejam um sucesso!
    Bjinhos
    Tios Tó e Guida

    ResponderEliminar
  4. Olá meus queridos
    Só vi a Sancha e o Pedro nos anos da Luisa e, como estava tudo muito animado, não deu para falar bem com eles. Mas uma coisa eu decorei!!! O jantar com o embaixador páaa!! Casado?? Solteiro?? Viúvo?? E foi assim que comecei a pensar se não haveria aí um "senhor" que estivesse a precisar da companhia de uma rapariga gira como eu e com um filho muito engraçado.... Vá toca a procurar e dêm as melhores referências. Nos trópicos torno-me uma ganda maluca e nem me lembro de doenças, só não posso trabalhar porque tenho que ir á praia, é o ÚNICO inconveniente.
    Beijos da Cissa e não pares de escrever e de dar notícias (então agora...)
    P.S. O Ricki diz que quando o tio Zé voltar já não deve conseguir levantá-lo só com uma mão...ficou triste.

    ResponderEliminar
  5. Priminhos!!!
    Sei que não é um sentimento mto bonito, mas morro de inveja!!!
    Pelo que dizem, os Ferreiras mais coisa menos coisa tb se mudam para aí...
    Que máximo!! e a cena da "fábrica de chocolate" deixou-me de água na boca!!!
    Mafalda, volto a dizer que o blog é fantástico e as vossas fotos deixam-nos mesmo maravilhados!
    Milhões de bjos da família Eliseu

    ResponderEliminar
  6. Priminhos!!!
    Sei que não é um sentimento mto bonito, mas morro de inveja!!!
    Pelo que dizem, os Ferreiras mais coisa menos coisa tb se mudam para aí...
    Que máximo!! e a cena da "fábrica de chocolate" deixou-me de água na boca!!!
    Mafalda, volto a dizer que o blog é fantástico e as vossas fotos deixam-nos mesmo maravilhados!
    Milhões de bjos da família Eliseu

    ResponderEliminar